[Romanos 8:31-39, NVI]
“Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou. Ele está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte o dia inteiro; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas em todas essas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os demônios, nem o presente, nem o futuro, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem ninguém em toda a criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor.”
Referências adicionais:
Mateus12:37, Salmos139:14, 1 Pedro 2:9, Romanos 8:37, Marcos 1:11, Romanos 8:1
O mundo celebra a vitória, a vitória sobre o adversário e o fazer o que for preciso para vencer — mas a verdade é que, no Reino de Deus, a contenção faz a força. Em Romanos 8, somos lembrados de que Deus está do nosso lado, trabalhando em nosso favor e para o nosso bem. Paulo diz: "Não se cansem de fazer o bem", porque a maior tentação não é a luta em si, mas a mentira de que a luta não importa. Que você não pode vencer. A boa notícia? Se você está em Cristo Jesus, esta é uma batalha que você não pode perder. Seja refletindo sobre a fidelidade passada de Deus ou olhando para Sua provisão futura, todas as Escrituras apontam para a vitória de Jesus. A história diz que Ele venceu. A profecia diz que Ele vence. A cruz resolve de uma vez por todas: Deus é por você.
Se Deus é por você, porque não viver por Ele?
No tribunal do céu, o veredito já foi dado: inocente. Caso encerrado. Romanos 8:34 nos lembra que Jesus, não apenas crucificado, mas ressuscitado e reinante, está intercedendo ativamente por nós. As vozes de condenação, sejam do inimigo, de outros ou mesmo de nós mesmos, não têm legitimidade no Reino de Deus. Condenação significa pronunciar desaprovação completa, declarar alguém culpado. Mas a convicção é diferente; é a correção amorosa do Espírito que nos conduz de volta à vida. Em Jesus, não somos apenas perdoados, somos adotados, defendidos e para sempre livres das mentiras que dizem que não somos suficientes.
Para seu estudo adicional: “Quem, pois, os condena? Ninguém. Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, está à direita de Deus e também intercede por nós.” (Romanos 8:34 NVI)
A cruz resolveu a questão do nosso valor. Somos tão valiosos para Deus que Ele pagou o preço máximo por nós com Jesus. Em Romanos 8:35-36, Paulo faz uma pergunta ousada: O que pode nos separar do amor de Cristo? Em seguida, lista experiências reais e cruas, como perseguição, fome e perigo. Não são exageros poéticos; são cicatrizes de batalha da igreja primitiva, prova de que dor não é sinônimo de abandono. Paulo quer que saibamos: sofrimento não é separação — problemas podem vir, mas o amor de Cristo nunca vai embora. Como um ímã que não pode ser separado, o amor de Deus se mantém firme em cada empurrão, puxão e tempestade. Moisés enfrentou o Mar Vermelho, Josué enfrentou as muralhas de Jericó e Davi enfrentou Golias. O que Deus fez é o recebimento do que Ele fará.
Estamos todos engajados em uma batalha espiritual, mas em Cristo somos mais que vencedores. Não lutamos pela vitória, lutamos a partir dela. Isso não é sobrevivência, é transbordar — não apenas permanecer firme após a batalha, mas adorar durante ela. Romanos 8 começa sem condenação e termina sem separação, um crescendo de confiança para cada crente. Se você está convencido do amor de Deus, viverá convicto de Sua verdade, e essa convicção produz confiança em Sua vitória. Ao celebrar 10 anos da VOUS, lembramos: Deus foi fiel no passado, está presente em nossas batalhas hoje e será fiel no futuro. Esta é uma batalha que você não pode perder.
Deixe que esta verdade molde a sua maneira de andar esta semana: em Cristo, você é justificado, adotado e profundamente amado. O veredito já foi dado; a vitória é sua. Viva não condenado, mas convicto.
Ao refletir sobre a mensagem de domingo, aqui estão algumas orações guiadas e versículos bíblicos que você pode usar na próxima semana. Se você busca maneiras de se aprofundar nessa área específica, deixe que estas palavras o abranjam, desafiem e encorajem ao longo do caminho.
1. Oração por Convicção na Batalha
Senhor, quando me sinto cansado ou tentado a desistir, lembra-me de que esta é uma batalha que não posso perder. Fortalece-me com a convicção de que o teu Espírito está lutando por mim e que a minha luta não é em vão.
“Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos se não desistirmos.”
(Gálatas 6:9 NVI)
2. Oração pela Certeza do Amor de Deus
Pai, convence-me repetidamente de que nada pode me separar do teu amor. Nos dias em que me sentir distante ou indigno, que o teu amor me mantenha firme, mais forte do que qualquer mentira do inimigo.
“Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os demônios, nem o presente, nem o futuro, nem poderes,”
(Romanos 8:38 NVI)
3. Oração por Coragem na Oposição
Senhor, quando enfrento dificuldades, perseguição ou resistência, ajuda-me a ver isso não como prova da tua ausência, mas do teu favor. Lembra-me de que sofrimento não significa separação, e que estás sempre comigo na luta.
“Então, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e os pensamentos de vocês em Cristo Jesus.”
(Filipenses 4:7 NVI)
4. Oração pela Libertação da Condenação
Jesus, obrigado porque não há condenação para aqueles que estão em ti. Silencia as mentiras do inimigo em minha vida. Ensina-me a falar palavras de vida sobre mim e sobre os outros, caminhando na liberdade que compraste para mim.
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,”
(Romanos 8:1 NVI)
VOUS SoMi
8:45h / 10h / 12h / 18h
VOUS City
10h / 12h / 18h
VOUS DD
10h / 12h
Igreja Online
10h / 17h Espanhol
Após cada serviço ou inscreva-se online em vouschurch.com/growthtrack