Marcos 1:40–42 (NVI)
"Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: ‘Se quiseres, podes purificar-me!’ Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Quero. Seja purificado!’ Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado."
Outras Referências Bíblicas
Hebreus 1; Hebreus 4:11–16; Lucas 13:10–17; João 1:14; Efésios 4:32; 1 João 3:1
Muitas vezes esquecemos como Deus, em Jesus, se aproxima de nós com compaixão e como Ele sente com a gente na nossa dor e sofrimento. Em momento de fraqueza, Ele usa pessoas ao nosso redro para estarem perto e ficarem do nosso lado, ombro a ombro - para que Seu amor, compaixão, poder e misericórdia possa ser intimamente experienciado. Mesmo na nossa vergonha e culpa, Ele vem perto e carrega todos os resíduos da nossa dor.
Deus não é uma construção existencial. Ele é um Deus vivo, que respira e deseja proximidade e relacionamento. Ele se tornou o Verbo encarnado por meio de Jesus Cristo — presente, ativo e cheio de misericórdia. A vergonha costuma ser o amortecedor que usamos para manter Jesus à distância. Mas a verdade é que não se trata de quão persistentes somos, de quão bem atuamos ou de com que frequência frequentamos a igreja. Trata-se de proximidade. Quanto mais nos aproximamos de Jesus, mais desfeitos nos tornamos por Sua bondade.
Na época de Jesus, os leprosos eram párias sociais — excluídos física, espiritual e emocionalmente. Mas quando o leproso em Marcos 1 se aproximou de Jesus, Ele não o curou à distância. Jesus o tocou primeiro, enquanto ele ainda estava impuro. Ele escolheu a proximidade em vez do conforto, a presença em vez do protocolo.
Em uma cidade agitada e cheia de tentações, é fácil se sentir perdido. Mas Jesus está sempre disposto a se aproximar. Ele estende a mão para a confusão e diz: "Eu quero. Seja limpo." Ele ainda nos encontra em nossa dor oculta. Seu amor é pessoal. Sua compaixão é próxima. Sua cura é sempre possível.
Jesus não esperou que o leproso se purificasse. Ele se aproximou, tocou o que os outros evitavam e amou incondicionalmente. Este momento não foi apenas um milagre de cura; foi uma revelação do coração de Deus. O Evangelho nos fala de um Deus Santo que se tornou humano, não para ficar distante, mas para assumir nossa condição, carregar nossa vergonha e curar nossos corações com Sua proximidade. Em todas as estações, Jesus ainda escolhe a presença em vez do desempenho. Ele ainda se move em direção aos quebrantados, não para longe. Se O deixarmos, Ele nos encontrará exatamente onde estamos, não com julgamento, mas com cura. Sua santidade não nos exclui; ela nos abraça.
Esta semana, não limpe antes de se aproximar. Aproxime-se e deixe Jesus realizar a cura. A proximidade leva à transformação. Traga a Ele o seu eu real, cru e honesto.
Reflita: Há momentos em sua vida em que a vergonha ou o esforço o impediram de ter intimidade com Jesus?
Responda: Esta semana, pratique a vulnerabilidade com Jesus. Traga a Ele as partes confusas e ocultas da sua vida em oração.
Reformule: Lembre-se: a santidade não se conquista. Ela se encontra. Não se trata de quão limpo você é, mas de quão próximo você está disposto a chegar.
SUGESTÕES DE ORAÇÃO
Ao refletir sobre a mensagem de domingo, aqui estão algumas orações guiadas e versículos bíblicos que você pode usar na próxima semana. Se você busca maneiras de se aprofundar nessa área específica, deixe que estas palavras o abranjam, desafiem e encorajem ao longo do caminho.
Oração por Compaixão como a de Cristo
Senhor, dá-me olhos para ver aqueles que se sentem invisíveis, esquecidos ou indignos. Que minha vida reflita a proximidade do Teu amor.
“Sede bondosos uns para com os outros e compassivos, perdoando-vos mutuamente, assim como Deus vos perdoou em Cristo.” – Efésios 4:32
Oração por Identidade Enraizada em Cristo
Jesus, lembra-me de que não sou meus erros, meu passado ou minha vergonha. Sou Teu. Que minha identidade seja moldada pela Tua verdade, não pelo meu medo.
“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que sejamos chamados filhos de Deus; e assim somos.” – 1 João 3:1
Oração por Coragem para Ser Amado
Jesus, às vezes é mais fácil servir-Te do que sentar-me contigo. Ensina-me a receber o Teu amor sem merecê-lo. Silencia a voz da vergonha e desperta meu coração para confiar novamente.
“Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” – 1 João 4:19
Oração por Quietude na Presença de Deus
Deus, muitas vezes tento provar a mim mesmo ou me apresentar para a Tua aprovação. Mas Tu simplesmente queres que eu esteja contigo. Ajuda-me a desacelerar, a aquietar-me e a lembrar que Tu és suficiente, e eu também, em Ti.
“No arrependimento e no descanso está a tua salvação; na quietude e na confiança está a tua força.” – Isaías 30:15
VOUS SoMi
8:45h / 10h / 12h / 18h
VOUS City
10h / 12h / 18h
VOUS DD
10h / 12h
Igreja Online
10h / 17h Espanhol
Após cada serviço ou inscreva-se online em vouschurch.com/growthtrack