“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.”
Colossenses 3:13 NVI
Referências: Mateus 5:23-24, Provérbios 17:9, Provérbios 14:9, 1 Pedro 5:7, Salmos 119:165; Filipenses 4:8
Você já esteve em um relacionamento que passou por alguma discordância? Você se posicionou acreditando que estava do lado certo da discussão, e isso acabou criando uma barreira entre você e a pessoa que você ama. Você não podia deixar passar e agora seu companheiro de equipe se sente como seu adversário. Seu desejo de estar certa superou a humildade, e você perdeu a oportunidade de crescer em intimidade. A verdade é que todos nós já passamos por isso. Se você se encontra distanciada de uma pessoa em um relacionamento que você valoriza, anime-se porque Deus preencheu a lacuna para que possamos encontrar a restauração.
O objetivo não é concordar, mas sim perdoar.
A solidez de um relacionamento não se trata de estar sempre em acordo, mas depende do amor e do perdão. Deixar de perdoar cria espaço para o crescimento de raízes amargas. Quanto mais tempo escolhemos ficar ofendidos, mais distância permitimos em nossos relacionamentos. Raízes amargas colocam uma lente em nossa percepção, fazendo com que vejamos ofensa em todos os lugares. Em vez de olhar a vida através das lentes da ofensa, a palavra de Deus nos lembra de focar no que é verdadeiro, nobre, certo e puro. O primeiro passo para a liberdade é reconhecer a distância que permitimos em nossos relacionamentos.
“Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.” Mateus 5:23-24 NVI
Quando escolhemos estar em um relacionamento, a ofensa é inevitável e desentendimentos surgirão. A maneira como lidamos com esses momentos faz toda a diferença entre andar na amargura e andar na graça e no amor. Existe uma maneira correta de pedir desculpas e fazer as pazes. Antes de apontar o dedo para outra pessoa, somos chamados a derrubar nossos muros e a passar por cima de nossas ofensas. O amor é poderoso e há força em reconhecer que somos chamados a estar em unidade. Desempenhamos um papel em nossos relacionamentos – podemos remover as lentes da amargura, aceitar a responsabilidade e caminhar na cura.
“Aquele que cobre uma ofensa promove amor, mas quem a lança em rosto separa bons amigos.” Provérbios 17:9 NVI
Estar em relacionamento com outras pessoas é um dos maiores presentes desta vida. Os relacionamentos requerem um trabalho árduo, repleto de oportunidades para escolhermos como responderemos à ofensas. Um relacionamento que vai longe é aquele que tem um caminho pavimentado por ofensas que foram liberadas. Jesus nos chama a viver uma vida sem ofensas, andando em verdadeira paz. Ao escolhermos ser os primeiros a perdoar aqueles que nos magoaram, podemos ter certeza de que conseguiremos, desde que permaneçamos perto de Jesus.
Reserve algum tempo para meditar no Salmo 119:165, que diz: “Muita paz têm os que amam a tua lei, e nada os ofenderá”. Peça ao Espírito Santo para revelar as áreas onde você está levando ofensas consigo. Deixe de lado suas ofensas, perdoe e peça a Deus que o encha de muita paz.
VOUS SoMi + VOUS City
10h / 12h / 18h
VOUS DD
10h / 12h
Igreja Online
10h / 17h Espanhol
Após cada serviço ou inscreva-se online em vouschurch.com/growthtrack
Confira o VOUS Church Blog, onde você encontrará recursos adicionais para ajudá-lo ao longo da jornada.